Você conhece a Calçada da Fama do Pacaembu?

por Fernanda de Lima
0 comente
calçada da fama pacaembu

Inaugurada na década de 1950, a Calçada da Fama do Pacaembu está perto do fim sem mesmo ter ficado conhecida

Para ter o nome na Calçada da Fama mais famosa do mundo, a de Hollywood, é preciso ter algumas qualificações e passar por um processo seletivo rigoroso. A cada ano, 300 nomes são indicados para entrar na calçada hollywoodiana, e cada indicado que passar pela seleção ainda deve desembolsar cerca de 50 mil dólares para então ter um estrela confeccionada em granilite e bronze. A Calçada da Fama de Hollywood não contempla atletas, restringindo suas estrelas apenas à indústria do entretenimento artístico, composto pelo Cinema, Televisão, Música, Teatro e Rádio. Mas já parou para pensar quais atletas entrariam nesse seleto grupo de estrelas se o esporte também estivesse incluído?

O boxeador Muhammad Ali é o único atleta a ter uma estrela na Calçada da Fama por ser considerado um artista – ele foi indicado para dois Grammys na categoria Melhor Álbum Falado. No entanto, por um pedido dele, a estrela foi colocada na parede. Ali ressaltou, ao aceitar a homenagem, que não queria que as pessoas pisassem no nome dele.

Não precisamos ir longe para citarmos alguns nomes, Pelé, certamente estaria entre eles, como está, por exemplo, na pouco falada Calçada da Fama do Maracanã. Mas o Maracanã ainda tem sorte de ter uma calçada da fama pouco falada, porque a Calçada da Fama de um dos estádios mais importantes da história do futebol brasileiro jamais foi lembrada e, há anos, está completamente abandonada.

O estádio é o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, e a Calçada da Fama a que me refiro está localizada em frente ao estádio, na Praça Charles Miller. Sob a responsabilidade da Subprefeitura da Lapa, o que era para ser uma grande homenagem às estrelas do esporte paulista, encontra-se abandonada. Sem pompas, sem holofotes, sem prestígio, sem placas de sinalização, sem nada que indique que ali estão assinaturas de atletas de diversas modalidades, atletas importantes não só no cenário paulista mas também no cenário nacional.

A calçada foi instalada na década de 1950 na Praça Charles Miller, reunindo assinaturas, mãos e pés de 14 atletas, entre eles, as que ainda sobrevivem ao desgaste do tempo, como o zagueiro Homero Oppi, ex-Corinthians, o pugilista Ralph Zumbano, e o primeiro piloto brasileiro na F1, Chico Landi. Vale dizer que este é o único bem público na Praça Charles Miller, e ironicamente fica em frente ao Museu do Futebol.

À época da inauguração, a calçada era cercada por uma mureta e tinha uma seringueira que, de certa forma, a protegia contra os desgastes causados pela própria natureza, como sol e chuva.

Alguns dos homenageados pela Calçada da Fama do Pacaembu:

Chico Landi
Éder Jofre
Edson Bispo
Homero Oppi
Leônidas da Silva
Oswaldo Brandão
Ralph Zumbano

Por quanto tempo mais os últimos nomes permanecerão ali?

 298 total views,  3 views today

Você pode gostar também

Deixe um comentário