O presidente tem razão. PF pode ser qualquer coisa, inclusive um estádio de futebol

por Fernanda de Lima
0 comente
pf estadio paulo fernandes

Vou revelar algo que talvez possa chocar todos vocês: o presidente da República tem razão, PF pode ser qualquer coisa, do serviço de inteligência apontado por ele a um estádio de futebol. Chocados? Eu sei, eu também.

Para o presidente Jair Bolsonaro, a palavra ‘PF’ não passa de duas letras, a P e a F. E não é que ele tem razão? Daí cabe a cada um de nós interpretarmos o significado dessas letrinhas de acordo com a bagagem que a gente carrega. Como eu só entendo de estádios de futebol, é claro que imaginei um estádio de futebol. Óbvio! Sabe por quê? Porque minha memória – que é muito boa – lembrou de um estádio no município do estado do Rio de Janeiro. Bolsonaro tem uma ligação tão forte com o Rio, que, para mim, é completamente lógico que ele estivesse se referindo ao estádio Paulo Fernandes! Veja só: Paulo Fernandes, onde a inicial do nome é P e a inicial do sobrenome é F. P e F. PF. Entendeu?

VEJA TAMBÉM: Estádios no Brasil: saiba como visitá-los de graça (e como visitei os últimos 20)

O estádio Paulo Fernandes tem capacidade para 6 mil pessoas e não tem iluminação natural. Para ser justa e sem querer ludibriar ninguém, o PF é mais conhecido como Royal Barra do Piraí, ou ainda Estádio da Colina. Ele fica localizado na Barra do Piraí, a 124 km da capital fluminense. O apelido de Royal vem da relação do estádio com o Royal Sport Club, uma agremiação da cidade. O clube é bastante tradicional no interior do Rio, tendo sido fundado em 15 de maio de 1925 (caramba, neste mesmo 15 de maio). O título mais expressivo do Royal data de 1942, quando foi Campeão Estadual Fluminense e em 1984 fez sua estreia na terceira divisão do Campeonato Carioca. Entre idas e vindas, o Royal retirou-se das competições profissionais no final da década de 1990.

Atualmente (desconsiderando esta época de pandemia), o estádio Paulo Fernandes recebe jogos de competições amadoras, como a Barra do Piraí Cup.

Para quem gosta de colecionar cartões postais, encontrei uma relíquia do estádio à venda na internet, só clicar neste link.

Estádio Paulo Fernandes – Royal Sport Club Onde fica:

Obviamente meu post é uma crítica a postura de um presidente que poderia e deveria estar voltado a combater a crise de saúde pública que estamos enfrentando. A cada hora nos vemos diante de uma situação que parece não ter fim. A fala de Bolsonaro veio um dia após trechos transcritos da reunião ministerial do dia 22 de abril serem divulgados.


Todas as outras informações sobre o estádio são verdadeiras e despertaram em mim o desejo de conhecê-lo um dia. E mais um adendo: o Estádio Paulo Fernandes é mesmo o único dos 789 estádios brasileiros com as iniciais P e F, no entanto, este, felizmente, NÃO é seu apelido.

Foto em destaque: Estádio Paulo Fernandes | Reprodução Retratos do Futebol Fluminense

 516 total views,  2 views today

Você pode gostar também

Deixe um comentário