Visita a Arena Corinthians, o que achei?

por Fernanda de Lima
0 comente
Arena Corinthians | Foto: Fernanda de Lima / Guia dos Estádios

Se você a chama de Impressorão, você precisa vê-la de perto

Era junho de 2019 quando hospedei uma família de youtubers chilena na minha casa. Os – agora – amigos do canal Camara Hincha vieram ao Brasil para cobrir a sua seleção durante a Copa América e, depois de uma semana no Rio de Janeiro, desembarcaram em São Paulo. Aqui, além de irem ao Morumbi, onde o Chile enfrentaria o Japão (sim, o Japão participou como convidado daquela edição da Copa América), eles pediram para que eu os apresentasse aos maiores estádios da capital. É claro que a Arena Corinthians estava nesta rota.

Arena Corinthians | Foto: Fernanda de Lima / Guia dos Estádios

Assim, logo após apresentá-los ao Allianz Parque, do rival Palmeiras, os levei diretamente para Itaquera, sem paradas! Chegamos à arena corintiana no final da tarde, a tempo de acompanhar o pôr do sol tanto fora quanto dentro da casa alvinegra. Quando apontamos na Radial Leste, o sol abrilhantava a imensa Arena Corinthians e transformava o branco em laranja em uma das imagens mais belas que já vi do lado de fora de um estádio. Se não fosse o local, eu teria parado o carro por ali só para contemplar aquela obra de arte. Mas, para quem desconhece a região, como em toda via rápida, é impossível encostar o carro por ali. Assim, fui dirigindo até o retorno, mas sem perder de vista – dessa vez pelo retrovisor – as paredes da arena que o sol transformava em chamas.

Como foi uma visita de última hora – os chilenos não teriam muito tempo por aqui -, entrei em contato com o marketing da arena, porque, pelos horários e dias do tour, a visita tradicional não seria possível. Entramos no estacionamento e encontramos com o gerente de marketing em um hall administrativo e seguimos para explorar os muitos cantos deste que vai muito além de um complexo esportivo.

Arena Corinthians | Foto: Fernanda de Lima / Guia dos Estádios

Umas das primeiras visões do campo e das arquibancadas já deixaram bem claro que a Arena Corinthians que se vê pela TV é completamente diferente da Arena Corinthians que se vê ao vivo, estando, de fato, no local. O apelido dado pelos adversários “Impressorão” perde o sentido quando se está dentro dela. Outra impressão que cai por terra quando se está lá é a de que a arena é um estádio frio, sem alma, sem emoção.

O luxo também é algo marcante na Arena Corinthians, dos banheiros impecáveis até os pisos e corredores revestidos em mármore. Particularmente, uma parte bastante impressionante é a rampa de descida da academia Spider Fit (academia do Anderson Silva). Assim que virei à direita para descer a rampa, surgiu um clarão, colunas gigantescas, tudo muito branco, janelas gigantescas com um leve jateado que ainda permitem ter visão para fora do estádio e o escudo do Corinthians ocupando uma bela parte do espaço. A arquitetura permite que o sol novamente traga o laranja para dar cor à arena tão alvinegra.

Arena Corinthians | Foto: Fernanda de Lima / Guia dos Estádios

Todas as instalações, nos 10 andares da Arena Corinthians, seguem o mesmo padrão de luxuosidade. Outro espaço que saltou aos meus olhos foi o vestiário, pensando em modernidade, certamente está entre os melhores que já visitei. Apesar de, naquele momento, estar decorado com envelopamento parcial da Copa América, muitos símbolos corintianos ainda estavam por lá, como São Jorge, padroeiro e nome da sede do Corinthians. Os armários nem de longe lembram aqueles que os corintianos que vestiam a camisa alvinegra estavam acostumados quando o Pacaembu era a casa do clube. Com uma base em madeira, os armários têm estofados e vidros pretos, que facilmente se encaixariam na decoração de qualquer casa.

Uma parte bem legal da Arena Corinthians, para os sócios-torcedores, é a área de pré-aquecimento, em que é possível assistir o time se aquecer antes de subir para o campo em cadeiras tão confortáveis que parecem de cinema. Nesta área, o detalhe curioso fica para o gramado sintético preto e branco. Mas, mesmo com essa mudança, o Corinthians não conseguiu modificar a tubulação verde por medidas de segurança. Esta tubulação e o gramado principal do estádio são os únicos verdes, cor do principal rival, pelo estádio. Ainda sobre luxo, vale ressaltar o anfiteatro em que a sala de imprensa fica localizada.

Arena Corinthians | Foto: Fernanda de Lima / Guia dos Estádios

Arena Corinthians | Foto: Fernanda de Lima / Guia dos Estádios

No além do futebol, a arena também se destaca, como um espaço capaz de comportar eventos diversos. Em alguns locais as paredes se movem para, se necessário, promover quatro eventos ao mesmo tempo. Para as crianças, a arena conta com uma área kids e com um local especial para sediar festas de aniversários, locais com vista privilegiada para o campo. Abaixo mais um espaço que em nada nos lembra de estar em um estádio de futebol, o Business Lounge da Arena Corinthians:

Dessa área, seguimos nossa visita até o terraço para acompanhar o sol finalmente se por numa São Paulo ao fundo da Arena Corinthians. E, neste momento, os vãos entre as arquibancadas e a cobertura parcial da Arena mostram a que vieram, dando um charme especial e único a esta arena que é realmente uma coisa de louco.

 921 total views,  7 views today

Você pode gostar também

Deixe um comentário