Rei das finais: Mineirão terá sua 12ª decisão de título desde a reabertura

178 total views, 1 views today

Com final da Copa do Brasil, Mineirão já vai para sua segunda decisão no ano

Com a classificação do Cruzeiro para a etapa final da Copa do Brasil 2018, após o empate em 1 a 1 com o Palmeiras, o estádio do Mineirão, em Belo Horizonte receberá a sua 12ª final desde a reabertura com novo formato em 2013. Assim, o Gigante de Pampulha se consolida, cada vez mais, como o principal estádio do país quando o assunto é receber finais de campeonato. Somente com relação à Copa do Brasil, o embate Cruzeiro x Corinthians será a quarta final em cinco anos, a terceira consecutiva.

Em 2018, o Mineirão já recebeu a disputa de outro título. Em abril, o Cruzeiro ergueu a taça do Campeonato Mineiro ao bater o Atlético na decisão. O sorteio do mando de campo das duas partidas que decidiram o primeiro campeão nacional do ano, envolvendo os clubes mineiro e paulista, foi realizado na última quinta-feira (27), na sede da Confederação Brasileira de Futebol e definiu o Mineirão como palco do jogo de ida da final (10 de outubro) e a Arena Corinthians da partida de volta (17 de outubro).

Mineirão das finais

Em 2013, quatro meses após a primeira partida, o estádio sediou a final do Campeonato Mineiro e, em julho, a decisão da Copa Libertadores. Na final continental, Atlético e Olímpia proporcionaram uma renda de R$ 14.176.146,00, até hoje a maior arrecadação em partidas de clubes no país.

No ano seguinte, 2014, três competições tiveram o jogo decisivo no estádio. O Campeonato Mineiro, vencido pelo Cruzeiro, e a Recopa e Copa do Brasil, que terminaram com títulos do Atlético, tiveram as voltas olímpicas realizadas no estádio. O Cruzeiro se sagrou campeão brasileiro nesse ano vencendo o Goiás no Mineirão, mas não foi em uma partida final. Em 2015, a primeira final do Campeonato Mineiro, entre Atlético e Caldense, foi no Mineirão.

O América também levantou uma taça na Pampulha. Foi em 2016, quando venceu o Campeonato Mineiro, batendo o Atlético na decisão. Naquele ano, a primeira partida da final da Copa do Brasil, entre Atlético e Grêmio, também foi realizada no estádio. No ano passado, o Mineirão sediou a primeira partida da final do Campeonato Mineiro, o superclássico Cruzeiro e Atlético e, em Setembro, a festa cruzeirense pelo quinto título da Copa do Brasil foi em casa, após vencer o Flamengo na decisão por pênaltis.

Confira as 11 finais disputadas no Mineirão desde 2013:

2013
Decisão do Campeonato Mineiro – Cruzeiro x Atlético
Decisão da Copa Libertadores – Atlético x Olímpia

2014
Decisão do Campeonato Mineiro – Cruzeiro x Atlético
Decisão da Recopa Sul-Americana – Atlético x Lanús
Decisão da Copa do Brasil – Cruzeiro x Atlético

2015
Primeira partida da final do Campeonato Mineiro – Atlético x Caldense

2016
Decisão do Campeonato Mineiro – Atlético x América
Primeira partida da final Copa do Brasil – Atlético x Grêmio

2017
Primeira partida da final do Campeonato Mineiro – Cruzeiro x Atlético
Decisão da Copa do Brasil – Cruzeiro x Flamengo

2018
Decisão do Campeonato Mineiro – Cruzeiro x Atlético


SOBRE O MINEIRÃO
Inaugurado em 5 de setembro de 1965, o Mineirão é um dos maiores estádios de futebol do país. Palco de importantes eventos e de célebres conquistas esportivas, estádio possui capacidade para 62 mil pessoas e é administrado pela Minas Arena, em uma parceria público-privada (PPP) com o Governo de Minas, para executar as obras de modernização e gestão, por 25 anos, do Estádio Governador Magalhães Pinto – Mineirão. Com 53 anos de história, o Gigante da Pampulha é o primeiro estádio no País e segundo no mundo a possuir o Selo Platinum, certificação máxima do U. S. Green Building Council (USGBC), órgão responsável pela certificação que é utilizada em 143 países para incentivar a transformação dos projetos. Em 2016, o Mineirão tornou-se o primeiro estádio brasileiro e o segundo do mundo a ser signatário do Pacto Global.

Mineirão | Foto: Divulgação

Facebook Comments
Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *