Instituto Ricardo Brennand

71 total views, 1 views today

Instituto Ricardo Brennand é parada obrigatória para quem vai a Recife. Complexo museológico traz instalações e peças incríveis que marcaram a história ocidental e oriental

Não é porque amamos visitar estádios de futebol que não curtimos programas culturais. Aliás, futebol não é uma de nossas maiores expressões culturais? Mas para quem curte algo além do futebol, tenho uma indicação bem bacana e próxima aos estádios do Arruda e Ilha do Retiro, em Recife, e à Arena Pernambuco, na Região Metropolitana da capital. Estou falando do Instituto Ricardo Brennand, um espaço cultural com um riquíssimo acervo artístico e histórico da coleção particular do industrial pernambucano Ricardo Coimbra de Almeida Brennand.

BOOKING: Hospede-se com R$ 50 de desconto

Inaugurado em 2002, o museu está localizado no bairro da Várzea, em uma área de quase 78.000 m², cercado por uma reserva de mata atlântica.

Como conta o próprio Ricardo Brennand em depoimento ao site do Instituto, ainda criança ele ganhou um canivete de seu pai e o que seria um simples brinquedo para qualquer menino de sua idade, para ele foi o despertar para a vocação de colecionar. Ao longo de sua vida, Brennand reuniu os mais diferentes tipos de armas brancas produzidos por artesãos e ligados diretamente à história ocidental e oriental. Com o passar dos anos, o industrial resolveu compartilhar sua paixão com o povo de Pernambuco.

CONFIRA TAMBÉM: Onde comer e beber em Recife

Fora o acervo, o espaço – composto por um complexo de seis modernas instalações que abrigam bilheteria, galeria, pinacoteca e biblioteca, museu de armas, restaurante e capela – é absolutamente incrível.

Confira galeria com fotos do Instituto Ricardo Brennand (clique para ampliar):

Instituto Ricardo Brennand

Onde fica? Alameda Antônio Brennand, s/n – Várzea, Recife – PE

Quanto custa? R$ 30,00 (com opção de meia-entrada para pessoas com deficiência, estudantes, professores e idosos acima de 60 anos). Na última terça-feira de cada mês o acesso é gratuito (exceto nos meses de alta temporada: janeiro, julho e dezembro)

Horário de funcionamento: De terça-feira a domingo, das 13h às 17h

Distância dos estádios

Instituto Ricardo Brennand —> Arruda: 12,7 km

Instituto Ricardo Brennand —> Ilha do Retiro: 9,7 km

Instituto Ricardo Brennand —> Arena Pernambuco: 10,6 km

Fotos: IRB

Compartilhe:

Fernanda de Lima

Jornalista. Especializada em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte e estudante de Educação Física. Hoje, escrevo sobre turismo e estádios no Guia dos Estádios. Vem comigo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *