Helenão

472 total views, 2 views today

Nome: Estádio Municipal Radialista Mário Helênio

Apelido: Helenão

Inauguração: 30 de outubro de 1988

Jogo de abertura: Sport-JF 2 x 0 Tupi

Capacidade: 31.863 mil pessoas

País: Brasil

Cidade: Juiz de Fora – MG

Clubes mandantes: Tupi Football Club e Tupynambás Futebol Clube

Aqui no Guia dos Estádios, desde 2015, só escrevo sobre estádios que já visitei, mas o ano eleitoral entrou na jogada e botou o Helenão em evidência. A grafia pode não ser a mesma, mas a pronúncia de Helenão e “#EleNão”, hashtag utilizada como protesto ao deputado estadual candidato à Presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro, é idêntica. Um, é claro, não tem nada a ver com o outro, mas coincidentemente, foi em Juiz de Fora que Bolsonaro sofreu um atentado a faca durante campanha. Mas, como eu disse, mera coincidência.

O Estádio Municipal Radialista Mário Helênio foi inaugurado em Juiz de Fora, Minas Gerais, em 1988, e já foi chamado de Estádio Regional e de Manchestão, mas há muitos anos adota o apelido de Helenão. O estádio já foi listado por aqui como um dos construídos nos últimos 30 anos. De propriedade da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, o Helenão tem como principais mandantes dois clubes da cidade, o Tupi e o Tupynambás.

Seu nome oficial é uma homenagem àquele que foi considerado um dos maiores nomes da imprensa esportiva de Juiz de Fora, o radialista Mário Helênio de Lery Santos, falecido em 1995.

A obra

O Helenão foi construído numa área de 90 mil metros quadrados e possui campo com dimensões de 105 m x 68 m. Para os amantes do futebol raiz que ainda cultiva as arquibancadas de concreto, o Helenão é de encher os olhos, já que conta com cadeiras cobertas somente em um de seus setores. Em 2013, o estádio se readequou para aumentar sua capacidade de 13 mil para 31 mil pessoas e após uma reestruturação em 2016, o local passou a receber jogos dos grandes clubes do Rio de Janeiro, uma vez que os principais estádios cariocas estavam a serviço do Comitê Olímpico Internacional durante a realização dos Jogos Olímpicos do Rio.

O Helenão visto de cima | Foto: Acervo Prefeitura de Juiz de Fora

A estrutura atual do Helenão conta com quatro vestiários, sala de imprensa, departamento médico, 10 cabines de rádio e televisão, cinco bares, lanchonete, estacionamento interno com 78 vagas para pessoas autorizadas e profissionais de imprensa e área de estacionamento externo para os torcedores.

Bola rolando

Ronaldo, defendendo as cores do Sport JF, marcou o primeiro gol da história do estádio, na vitória por 2 a 0 em cima do Tupi, em 30 de outubro de 1988. O jogo foi uma preliminar para disputa entre Flamengo e Argentino Juniors. Com dois gols de Bebeto, o time brasileiro venceu o argentino por 2 a 1.

Curiosidades

O estádio de Juiz de Fora foi palco da despedida de um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro. Em 02 de dezembro de 1989, Zico, com a camisa do Flamengo, pendurou as chuteiras após vencer a equipe do Fluminense por 5 a 0. O Galinho de Quintino inclusive marcou um gol de falta na partida. Em 2015, o eterno craque voltou a Juiz de Fora para participar de um amistoso e relembrar seu último jogo oficial com a camisa do Flamengo.

Títulos conquistados no Helenão

  • Taça Minas 2008 – Tupi campeão (América-MG 1 x 3 Tupi | Tupi 1 x 2 América-MG)
  • Primeira Liga 2016 – Fluminense campeão (Fluminense 1 x 0 Atlético-PR)

Onde fica

Rua Eugênio do Nascimento , S/N – Aeroporto – Juiz de Fora – Minas Gerais

Como chegar

Ônibus são ótimas alternativas para chegar ao estádio Helenão. Confira as linhas que passam nos arredores do estádio:

  • Ônibus – 190
  • Ônibus – 511
  • Ônibus – 515
  • Ônibus – 531

Distância da rodoviária de Juiz de Fora para o estádio: 8,8 km

Distância do aeroporto de Juiz de Fora para o estádio: 550 m

Onde estacionar

O Helenão possui pátio de estacionamento em frente ao estádio e locais para estacionar nos arredores.

Ingressos

Os ingressos para os jogos no Helenão são comercializados nas bilheterias do estádio e na sede dos clubes mandantes (Tupi e Tupynambás). As lojas do Supermercado Bahamas São Vicente, Getúlio Vargas, Manoel Honório, Jóquei Clube e São Pedro e calçadão da Rua Halfeld também costumam disponibilizar ingressos para venda quando o Tupi é o mandante.

Tour

As visitas ao estádio podem ser realizadas mediante agendamento pelo número (32) 3690-7382.

 

 

 

Facebook Comments
Compartilhe:

Fernanda de Lima

Jornalista. Especializada em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte e estudante de Educação Física. Hoje, escrevo sobre turismo e estádios no Guia dos Estádios. Vem comigo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *