O presidente tem razão. PF pode ser qualquer coisa, inclusive um estádio de futebol

Publicado por Fernanda de Lima em

pf estadio paulo fernandes

Vou revelar algo que talvez possa chocar todos vocês: o presidente da República tem razão, PF pode ser qualquer coisa, do serviço de inteligência apontado por ele a um estádio de futebol. Chocados? Eu sei, eu também.

Para o presidente Jair Bolsonaro, a palavra ‘PF’ não passa de duas letras, a P e a F. E não é que ele tem razão? Daí cabe a cada um de nós interpretarmos o significado dessas letrinhas de acordo com a bagagem que a gente carrega. Como eu só entendo de estádios de futebol, é claro que imaginei um estádio de futebol. Óbvio! Sabe por quê? Porque minha memória – que é muito boa – lembrou de um estádio no município do estado do Rio de Janeiro. Bolsonaro tem uma ligação tão forte com o Rio, que, para mim, é completamente lógico que ele estivesse se referindo ao estádio Paulo Fernandes! Veja só: Paulo Fernandes, onde a inicial do nome é P e a inicial do sobrenome é F. P e F. PF. Entendeu?

VEJA TAMBÉM: Estádios no Brasil: saiba como visitá-los de graça (e como visitei os últimos 20)

O estádio Paulo Fernandes tem capacidade para 6 mil pessoas e não tem iluminação natural. Para ser justa e sem querer ludibriar ninguém, o PF é mais conhecido como Royal Barra do Piraí, ou ainda Estádio da Colina. Ele fica localizado na Barra do Piraí, a 124 km da capital fluminense. O apelido de Royal vem da relação do estádio com o Royal Sport Club, uma agremiação da cidade. O clube é bastante tradicional no interior do Rio, tendo sido fundado em 15 de maio de 1925 (caramba, neste mesmo 15 de maio). O título mais expressivo do Royal data de 1942, quando foi Campeão Estadual Fluminense e em 1984 fez sua estreia na terceira divisão do Campeonato Carioca. Entre idas e vindas, o Royal retirou-se das competições profissionais no final da década de 1990.

Atualmente (desconsiderando esta época de pandemia), o estádio Paulo Fernandes recebe jogos de competições amadoras, como a Barra do Piraí Cup.

Para quem gosta de colecionar cartões postais, encontrei uma relíquia do estádio à venda na internet, só clicar neste link.

Estádio Paulo Fernandes – Royal Sport Club Onde fica:

Obviamente meu post é uma crítica a postura de um presidente que poderia e deveria estar voltado a combater a crise de saúde pública que estamos enfrentando. A cada hora nos vemos diante de uma situação que parece não ter fim. A fala de Bolsonaro veio um dia após trechos transcritos da reunião ministerial do dia 22 de abril serem divulgados.


Todas as outras informações sobre o estádio são verdadeiras e despertaram em mim o desejo de conhecê-lo um dia. E mais um adendo: o Estádio Paulo Fernandes é mesmo o único dos 789 estádios brasileiros com as iniciais P e F, no entanto, este, felizmente, NÃO é seu apelido.

Foto em destaque: Estádio Paulo Fernandes | Reprodução Retratos do Futebol Fluminense

 106 total views,  2 views today

Compartilhe:

Fernanda de Lima

Jornalista. Especializada em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte e estudante de Educação Física. Hoje, escrevo sobre turismo e estádios no Guia dos Estádios. Vem comigo?

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *