Beira Rio

158 total views, 3 views today

Nome: Estádio José Pinheiro Borda

Inauguração: 06 de abril de 1969

Jogo de abertura: Internacional 2 x 1 Benfica (Portugal)

Capacidade: 50.128 mil lugares

País: Brasil

Cidade: Porto Alegre – Rio Grande do Sul

Clube: Sport Club Internacional

Inaugurado em 1969, o estádio José Pinheiro Borba, popularmente conhecido como estádio Beira-Rio, é a casa do Sport Club Internacional, um dos clubes de maior expressão na região Sul do país, e, é claro, do futebol brasileiro. Seu projeto começou em 1956, quando o então vereador Ephraim Pinheiro Cabral apresentou junto à Câmara do Estado um plano de doação de terreno para a construção do estádio. No entanto, o local cedido ao Inter ficava dentro da água. Assim, somente em 1959 começava a construção efetiva da casa Colorada.

A atual ‘cara’ do Beira-Rio mudou bastante desde sua construção. Para a Copa do Mundo no Brasil, realizada em 2014, o estádio passou por uma grande reforma para se adequar aos padrões estabelecidos pela FIFA e ser a sede dos jogos do Mundial no Rio Grande do Sul.

A obra

Fazer o tour pelo Beira-Rio é desvendar cada detalhe de sua história, como, por exemplo, a origem das paredes do anel que dá acesso às arquibancadas, Considerado “simples” demais para os novos padrões de arenas espalhadas pelo Brasil, as paredes do túnel não perderam sua essência com a reforma da casa Colorada. O local conserva os tijolos utilizados na construção do estádio, que, na época, foram doados por torcedores do Internacional.

Paredes do Beira-Rio | Foto: Fernanda de Lima / Guia dos Estádios

Um acabamento que seria de primeiro mundo preferiu dar lugar à rica herança do clube no Gigante da Beira-Rio, que começou a ser construído em 1959. Modernizar-se sem perder a sua “alma” não é para poucos.

Confira os números do atual Beira-Rio:

184 camarotes

404 projetores de luz

2 placares eletrônicos

44 pontos de alimentação

66 bares

88 banheiros

23 elevadores

14 escadas

4 cabines de tv

10 cabines de rádio

Um dos pontos de maior destaque deste novo Beira-Rio é a cobertura, premiada internacionalmente por seu projeto arquitetônico.

Onde fica? Av. Padre Cacique, 891 – Praia de Belas – Porto Alegre – Rio Grande do Sul

Ingressos

Os ingressos para as partidas do Internacional no Beira-Rio podem ser adquiridos por meio do site Ingresso.com e nas bilheterias do ginásio do Gigantinho, ao lado do estádio.

Tour
Entre os principais destaques da “Visita Colorada”, o tour do Beira-Rio, estão: sala de imprensa, vestiários, área de aquecimento, Memorial Fernandão Eterno e, é claro, o gramado. Todas as informações sobre o passeio, você encontra aqui.

Foto: Fernanda de Lima / Guia dos Esportes

Facebook Comments
Compartilhe:

Fernanda de Lima

Jornalista. Especializada em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte e estudante de Educação Física. Hoje, escrevo sobre turismo e estádios no Guia dos Estádios. Vem comigo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *